Café com Anime - Mahou Shoujo Site 3



Bem-vindos a mais um Café com Anime, conversamos sobre o terceiro episódio do anime Mahou Shoujo Site. Eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21, nos reunimos do Café com Anime desta semana para conversar sobre esse excêntrico Mahou Shoujo e suas peculiaridades chocantes.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leia nosso post introdutório:


Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahou Shoujo Site, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por dois animes, Legend of Galactic Heroes e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online. Já o Finisgeekis publicará nossas conversas sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-Hen. E no Anime21, temos as discussões sobre Hisone no Maso-tan.


Gato de Ulthar-

Devo dizer que Mahou Shoujo SIte me surpreendeu positivamente, a entrada da nova Mahou Shoujo, Nijimim, deixou tudo mais interessante. Incrível como ela faz sentido como personagem, ela é uma idol, e idols vivem em um mundo de aparências, certo? E ela não é diferente, por trás da aparência fofa e delicada, há uma alma vingativa sedenta de sangue. E além disso, ela tem a melhor "varinha" para o momento, o que melhor para uma idol do que uma calcinha que pode obrigar as pessoas a fazerem tudo que ela quer? O curioso é que algumas idols conseguem fazer isso sem precisar de um poder especial, o que torna tudo um tanto irônico. De qualquer forma, a introdução dessa personagem veio para apimentar as coisas, já que a intenção da Asagiri e da Yatsumura em ajudar a Shioi pode ir de água a baixo.
E que encerramento foi esse? Não dá para dizer que Mahou Shoujo Site não é criativo? Um show de idols de verdade, quem esperava isso?

Fábio "Mexicano"-

Eu estou gostando como, apesar de violento e chocante, Mahou Shoujo Site tem evitado ser gratuito, apelativo. Uma garota mágica cuja varinha é a calcinha!? Sim, e ela é uma idol. Como o Gato disse de outra maneira, idols efetivamente "controlam" seus fãs com suas "vaginas". O anime apenas materializou esse conceito de forma literal. E, de acordo com as regras do jogo, ela está reduzindo sua expectativa de vida ao fazer isso, o que é outra metáfora materializada - é impossível manter-se jovem e virgem para sempre nessa indústria. De fato, "morre-se" muito jovem.

Gato de Ulthar-

Essa analogia é bastante pertinente. Incrível como essas pessoas do "show business" escondem o que elas são na verdade. Igualmente pertinente é a técnica da Nijimim em ocultar o uso de seu poder com as lentes de contato que ela já usava nos shows, como personagem. Além disso, o sangramento dela não ser em um lugar perceptível é bastante conveniente.
Contudo, não creio que a varinha dela fique 100% do tempo em funcionamento. Talvez só seja ativada quando seja dada uma ordem, como quando ela mandou a Magical Hunter "parar". Poderia ser alegado que para controlar os fãs no seu apartamento ela teria de usar continuamente seus poderes, mas creio que uma única ordem específica poderia suprir essa necessidade. Bastaria ela dizer algo como "me obedeçam sem questionar para sempre."
O engraçado é que mesmo sem a varinha, no caso daqueles fãs doidos, eles a obedeceriam sem questionar, como aquele fã no qual foi dado mais destaque :stuck_out_tongue:
Sinto que provavelmente ele será relevante ao enredo, foi muito destaque dado, seria muito estranho se fosse a troco de nada.

Fábio "Mexicano"-

Não me incomodaria se fosse por nada (o irmão da Aya na prática está sendo "por nada" faz tempo). Ele esteve lá para retratar o fã, isso não deixa de ser importante. Mas acho que ele terá alguma função ainda sim.

Vinicius Marino-

Nijimin é uma das personagens mais criativas da série. Ela é uma garota em uma indústria que explora garotas como ela, vestida de cachorra com uma corrente no pescoço, pedindo aos fãs para serem seus donos. E , no final, ela é quem tem todo mundo na palma da mão! Ela mostra bastante quão complexa a realidade do poder realmente é. Às vezes, fingir fraqueza pode ser uma estratégia matadora.
E repare como ela parece ser uma pessoa boa, a despeito da raiva contida. Imaginem uma garota má nos pés dela? Por exemplo, a bully do pescoço cortado? O estrago que alguém com esse poder, com esse nível de influência poderia causar é monstruoso!

Diego-

Vou começar dizendo que esse foi talvez o melhor episódio até aqui, o que é um ótimo sinal.
Em primeiro lugar, estou gostando da relação da Aya com a Yatsumura. O anime parece estar mesmo tentando estabelecer uma relação de amizade entre as duas, com a segunda aos poucos se abrindo para a primeira. O que é bom, evitar o clima de que a Yatsumura possa trair a Aya a qualquer momento: não só sabemos que isso não vai acontecer (graças à primeira cena do anime) como mesmo que fosse evitar esse clima ainda garantiria uma surpresa um pouco maior.
Em segundo lugar, a idol foi uma personagem interessante. Eu estava pronto pra fazer uma piada sobre como o design dela é ridiculamente diferente do das demais idols só por ela ser uma personagem relevante, mas eis então que o anime vai e explica cada uma das decisões de design. Well played, anime.
Dito isso, eu tenho algumas pequenas críticas. Para começo de conversa, eu me pergunto porque a idol ganhou um "bastão" em primeiro lugar, já que ela não parece exatamente levar uma vida miserável - mas ok, imagino que isso será explicado no futuro. Já o meu segundo problema é que ela parece usar o poder de forma leviana demais. Tipo, há quanto tempo ela tem esse poder? Porque se fizer um bom tempo - e parece que faz - ela não deveria estar praticamente em coma a essa altura?

Fábio "Mexicano"-

A última cena do episódio anterior mostrou a idol se roendo de raiva (ou era de sofrimento, não lembro agora), sozinha em sua sala, com as luzes apagadas e um notebook ligado. Parece ter sido aquele o momento. E qual é, mesmo que tudo vá muito bem, a vida de idol é difícil. Eu aposto que muita coisa não ia bem para ela naquele momento...

Diego-

O problema está nesse "não ir bem". A Aya precisou de anos de bullying nivel extra hard e servindo de saco de pancadas para o irmão para receber um cajado. E a Yatsumura aparentemente teve toda a família assassinada. O anime ta colocando uma barra bem alta em termos do sofrimento que a pessoa deve passar para se tornar uma garota mágica. Me pergunto o que a cãozinho ai sofreu... Abuso sexual, provavelmente? O bastão dela é uma calcinha, afinal...

Fábio "Mexicano"-

Foi o que pensei inicialmente, mas as varinhas parecem não ter a ver com o tipo de abuso sofrido. Talvez ela só fosse maltratada pelas colegas de matilha?
De todo modo, só a Aya a gente viu. A Tsuyuno teve a família assassinada mas não ficou claro se foi por aquilo exatamente que ela ganhou a varinha. A Rina a gente ainda não sabe, e agora a valentona vai ganhar sua varinha também por estar traumatizada e com raiva da Aya por ações pelas quais no fundo ela é a culpada.
Não acho que o anime tenha batido o martelo sobre isso ainda. Tem que haver sofrimento, isso sim, mas quanto, quais as circunstâncias, eu não me arrisco a dizer

Gato de Ulthar-

Novamente repito que acho que a Nijimim não necessariamente tenha usado a varinha de modo extensivo. Não sabemos o alcance do poder da varinha dela. Ela pode ter reunido todos aqueles fãs no apartamento dela e ter dado uma única ordem a todos, num mesmo momento, isto seria considerado apenas um uso.
O sofrimento é uma questão muito subjetiva. O sofrimento da Nijimim pode ser sim algo relacionado à vida de idol, algo mais pessoal. Não que eu queira comparar, mas em Madoka, as garotas eram recrutadas com níveis bem variados de sofrimento.

Fábio "Mexicano"-

Não sei não, Gato. Pelo que entendi, a varinha é considerada "em uso" o tempo todo que ela a está vestindo. Mas posso ter entendido errado, evidentemente.

Gato de Ulthar-

Não consegui ter essa impressão de uso contínuo.
Talvez varinhas de uso contínuo desgastem menos as usuárias?

Fábio "Mexicano"-

Espero que seja o caso, senão coitada da Nijimim :smile:

Gato de Ulthar-

Pois é, gostei bastante dela para vê-la morrer tão rapidamente. Isso seria uma carreira "metórica".

Fábio "Mexicano"-

Bom, dito isso, há as varinhas de poder instantâneo e as de poder contínuo. A da idol varia, depende da natureza da ordem. A de parar o tempo é contínua, e a de teletransporte é instantânea. Duvido que o autor tenha se preocupado muito com a mecânica de uso versus gasto de poder vital, mas o caminho é por aí.

Gato de Ulthar-

Pensei em algo agora, será que o complexo de altura da protagonista de SAO é suficiente para ela ganhar uma varinha? :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Eu assistiria Sword Art Online: Dark Mahou Shoujo

Vinicius Marino-

Sobre os poderes da Nijimin: no mangá se bem me lembro ela menciona que só usou os poderes no começo e depois manteve o "controle" sobre os homens com seu próprio esforço.
Não acho que a calcinha seja uma varinha de uso contínuo. Ela provavelmente só a usa por prudência, para evitar que caia nas mãos de outrem.

Gato de Ulthar-

Pois é, como eu disse acima, também não acho que seja de uso contínuo.
Uma coisa me chamou bastante a atenção, a valentona do pescoço cortado se tornou um caso "sui generis", ela não entrou no Mahou Shoujo Site, mas acabou se esbarrando acidentalmente com o administrador, seja lá o que essa criatura for.
Isso mostra que as regras do "jogo" são bastante flexíveis.

Vinicius Marino-

Eu pessoalmente adoro o design dessas admins. Parece um creepypasta que ganhou vida: bidimensional, baixa resolução, uma voz etérea que não parece sair da sua boca.
No começo estava incrédulo que o anime conseguiria passar esse efeito às telas. Como vimos trimestre passado com Junji Ito "Collection", há visuais que foram feitos para as páginas. Mas devo dizer que gostei do resultado (embora ver a admin contraposta a meninas reais no ending tenha ficado bem estranho).

Gato de Ulthar-

A cena ficou mais legal no anime do que no mangá:

Fábio "Mexicano"-

Bom, a arte do anime é melhor, né? O grande mérito foi terem conseguido transmitir a atmosfera de estranheza do "administrador" mesmo, como o Vinicius disse.

Gato de Ulthar-

Bem, acho que é isso mesmo! É exatamente ao contrário de Junji Ito: Collection. Esse aspecto de estranheza é o mais bacana, parece que os traços dos admins são mais realistas do que todo o restante da obra. Ao mesmo tempo parece que elas transitam em dimensões diversas do que das pessoas "normais."

Fábio "Mexicano"-

E é bom que seja assim. Essa aparência de sobrenaturalidade evita que questionemos sobre a mecânica das coisas, regras, etc. De vez em quando discutimos um ponto ou outro desses por aqui, mas no fundo sabemos que isso não é importante.
Não adianta querer procurar explicação. E isso acaba sendo também um prognóstico sinistro para as protagonistas.

Diego-

É o que dá o elemento do horror aqui, né? Saber que essas personagens estão numa situação impossível de compreender e que trará consequências desastrosas. E de fato, a figura do administrador foi muito bem caracterizada, sobretudo na sua aura de uma entidade quase que externa àquele mundo. Ele não "encaixa" no cenário, e esse é justamente o ponto.

Gato de Ulthar-

A voz do Admin não soou familiar?
Para mim foi uma boa voz, com certa ambiguidade e até amedrontadora. Mas de que vem é a voz da Admin?
Seu dublador é ninguém menos que Ryuusei Nakao.
Que é ninguém mais ninguém menos que o Freeza!
Um sinal de que ambas as criaturas sejam alienígenas? :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Chama o Goku
Mahou Shoujo Dragon Ball

Diego-

Dragon Ball Site :D

Vinicius Marino-

Acho que isso foi tão inesperado quanto o ending live action....

Fábio "Mexicano"-

Bom, eu não estava assistindo, mas dizem que no final do Dragon Ball Super ele avisou que não pretendia ser bonzinho, né? Está aí, descobrimos o novo plano do Freeza para conquistar a galáxia.

Diego-

Então o mundo das mahou shoujo seria um dos 12 universos de Dragon Ball? :smile:

Fábio "Mexicano"-

São só 12? Bom, diria que sim :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Mahou Shoujo Site vem trazendo algumas surpresas interessantes. Outra coisa curiosa que me deparei foi com certo easter egg:
A menininha de cabelo verde é uma mahou shoujo que só aparece oficialmente no mangá lá pelo capítulo 56, Sakura Sasaki.
Acho muito difícil que o anime chegue tão longe para abordar seu aparecimento, mas se o anime se focar em um final fechado diferente do mangá, tudo é possível.

Fábio "Mexicano"-

Ela aparece na abertura? Se não, deve ser só easter egg mesmo. E espero que não seja piscadela pra segunda temporada com final da primeira em aberto...

Diego-

Essa menininha me lembrou do Kaiba :smile:

Vinicius Marino-

Considerando o tamanho do mangá e o nível de twists que traz mais à frente, acho bem possível que tenhamos uma segunda temporada precedida por cliffhanger...
Ou isso ou um final original.

Gato de Ulthar-

Fico na dúvida no que seria melhor, um final fechado ou um gancho para uma nova temporada. Mesmo que eu prefira um final fechado por gerar uma coesão na obra, não nego que me amarro nesse tipo de história e gostaria de ver mais sobre :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Eu não me incomodaria em ver uma segunda temporada de Mahou Shoujo Site, isto é um fato. A questão é... essa temporada virá? Anime é uma grande roleta. Se essa série não tiver bons retornos, ou se alguém na cadeia de produção decidir torcer o nariz para alguma coisa, ficaremos na mão.

Gato de Ulthar-

Essa é a pior situação possível. O melhor seria um final razoavelmente fechado que apenas sugerisse uma possível segunda temporada, nada de plot twists no último episódio ou coisas do gênero.

Vinicius Marino-

Bom, há um excelente "mid-season" finale por volta do capítulo 40 do mangá. Aliás, bota excelente nisso. Eu me emocionei lendo. E olha que isso é um mangá de terror trash!
Se o anime conseguir chegar até lá, eu ficarei extasiado

Gato de Ulthar-

Vamos torcer para chegar neste ponto!
Creio que com estes três episódios já deu para se ter uma noção de para onde o anime está se direcionando. A Aya e a Yatsumura provavelmente farão uma parceria por conveniência com a Magical Hunter para descobrirem sobre a tão falada tempestade. Nesse meio tempo, terão que driblar o desejo assassino da Nijimim, que mesmo não sendo uma máquina pessoa, pode ser um grande empecilho para o plano das heroínas, além de terem de enfrentar a Sarina. Só me pergunto qual será a varinha dela, prevejo algo bem cruel. E o que vocês pensam sobres os rumos que Mahou Shoujo Site vem tomando?

Vinicius Marino-

Amei o andamento. Amei o estilo. Amei como a adaptação relegou a violência gratuita ao primeiro episódio e seguiu sem medo às coisas mais importantes.
Sério, estou curtindo muito. Foi uma surpresa melhor do que eu esperava.

Fábio "Mexicano"-

Acredito (meio que espero, meio que quero, na verdade) que ainda voltaremos à violência do primeiro episódio. Mas enquanto conta a história, o anime está só contando a história, sem ruídos, sem exageros.
Em algum momento espero que a violência passe a ser importante de novo e volte ao primeiro plano.

Vinicius Marino-

Uma pergunta para você, Fábio (se o Gato perdoar minha digressão): por que Mahoutsukai no Yome era para você uma barbaridade imoral, mas Mahou Shoujo Site, muito mais sádico e misantropico, não?

Fábio "Mexicano"-

Porque Mahou Tsukai no Yome tentava dizer que a partir de algo ruim (escravidão) coisas boas podem ser construídas. Mahou Shoujo Site não faz isso. O que de melhor elas ganharam até agora, seus poderes, é também sua maldição - e o anime ficaria até um pouco pedante se apertasse mais forte nessa tecla.
Não é que eu não acredite que no mundo real coisas boas não possam vir de coisas ruins. Acontece o tempo todo. Mas a forma romântica, acrítica com a qual Mahou Tsukai no Yome fez isso me incomodou sim.

Vinicius Marino-

Você deixou bem claro para a gente. 24 vezes, na verdade :grin:

Fábio "Mexicano"-

Bom, 25 agora :smile:

Fábio "Mexicano"-

Mas não sou estúpido também, eu sei o quanto há de fetiche por trás de algo como Mahou Shoujo Site. Por que só garotas? Por que elas são todas bonitinhas? Nada disso é à toa.

Gato de Ulthar-

Perdoo a digressão Vinicius! Foi uma pergunta bem pertinente! :stuck_out_tongue:
Também desejo mais carnificina, embora o anime esteja caminhando bem, se ficar só assim, será apenas uma obra mediana que prometeu algo no começo e não cumpriu, preferindo ficar no feijão com arroz.
A cena mais pesada no episódio foi essa:
Mas como é uma imagem estática, o impacto é muito menor se comparada a uma animação com a garota tendo a cabeça esmagada.

Fábio "Mexicano"-

Mas é aquela coisa, né Gato? Se pesar na violência em todos os episódios, vai distrair da história que o anime está tentando contar. O primeiro episódio foi muito pesado, eu talvez seja meio psicopata e aguento essas coisas, mas senti um ou outro impulso para desviar o olhar ou pausar o vídeo - imagine o espectador médio?

Gato de Ulthar-

É verdade, somos a exceção, colocaríamos A Serbian Film para assistirmos no café da manhã sem maiores problemas :smiley:
acho que não chega a tanto.
Também não creio que a escolha do anime foi errada, foi necessária para que a história seja contada, e creio que haverão outros episódios bem pesados.

Vinicius Marino-

Olha, há uma cena nos últimos capítulos publicados que fez meus cabelos arrepiarem. E isso porque já tinha lido o quê? 6 tankobons? Então relaxem. Vocês terão seu sangue.
.... E outras coisas mais

Gato de Ulthar-

Amém :smiley:

Fábio "Mexicano"-

Fui assistir o trailer desse filme que o Gato citou (LOL, aqui no Brasil foi lançado como "Terror sem Limites", que porcaria), e .... nossa.

Gato de Ulthar-

É um ótimo exemplo de filme "gore" extremo, foi proibida a exibição em vários países, etc...

Fábio "Mexicano"-

Aliás, parece que ainda não foi "lançado". Foi censurado em eventos de cinema e chegou a ser proibido pela justiça, daí o distribuidor nacional teve que apresentar making of provando que nenhum menor de idade participou das cenas pesadas e etc. Que rolo.
Desde 2012 parece que já é "permitido". Talvez tenha sido lançado de alguma forma de lá para cá.

Gato de Ulthar-

Engraçado que no mangá a cena da menina perdendo a cabeça ficou mais engraçada do que trágica, acho que é por causa da construção do quadro do mangá, onde ela perdeu a cabeça e continuou na posição em que estava, cantando a música. Mas é um fato notório, o anime melhorou a arte do autor.

Diego-

De fato, o anime lidou com essa cena bem melhor - bom, a menos que a ideia do autor era justamente que ela fosse engraçada :stuck_out_tongue:
Agora, falando do anime como um todo, enquanto eu detestei o episódio 1 desde então ele vem de fato melhorando. Ainda não diria que esteja gostando dele, mas certamente estou desgostando bem menos, por assim dizer :smile:

Gato de Ulthar-

Acho que é isso pessoal, vamos esperar o próximo episódio para vermos os novos rumos do anime. Abraços e até a próxima!

Postagens mais visitadas