Café com Anime - Mahoutsukai no Yome Episódio 20


Quando você pensa que a situação da Chise não poderia piorar, ela recebe outra maldição. para conversar sobre o episódio 20 de Mahoutsukai no Yome, eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21, nos reunimos do Café com Anime desta semana.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. Se você tem interesse em entender melhor o projeto, recomendo que leia a postagem introdutória da inciativa: 

Café com Anime - Uma nova iniciativa do Dissidência Pop para esta temporada de Outono de 2017


Também é possível acompanhar o Café com Anime e as conversas publicadas por aqui: Análises Semanais - Café com Anime, onde há um menu para acessar todos os episódios analisados, a medida quem forem lançados. Lembrando que o Dissidência Pop também está hospedando nossas conversas sobre o anime Junji Ito: Collection.


Gato de Ulthar-

Eis o que temos para hoje. Lembrando Made in Abyss, a nossa Chise leva mais uma maldição a tira colo, agora possuindo uma mão gigantesca e inchada de dragão, não fosse só pelo aspecto estético da coisa, isso irá matá-la cedo, como se ela já não fosse morrer cedo de qualquer forma. Mas maldição pouca é bobagem né?
Foi um episódio curioso, não sei bem o que pensar, se gostei ou não, tudo depende do que virá pela frente. Por sinal a Chise virará uma bruxa em busca da solução de sua desventura.

Diego-

Eu não realmente sei o que pensar desse episódio. Digo, é óbvio que a Chise não vai morrer, então toda a questão da maldição soa... vazia. Sem impacto. Porque não há chance nenhuma dela se concretizar. Porém, em uma nota mais positiva, o episódio foi bastante competente em mostrar como a possibilidade afeta a própria Chise e ao Elias, mostrando o desenvolvimento de ambos. Nesse sentido foi um episódio muito bom.

Vinicius Marino-

Eu estou menos certo quanto à morte da Chise, sobretudo porque o anime caminha para seu fim. Uma morte ou exílio ao mundo das fadas seria um fim (conquanto melodramático) à série.
De uma forma geral, no entanto, que episódio! Quando comecei a ler Mahoutsukai no Yome, jamais imaginei que as coisas fossem chegar a esse nível. Se tenho alguma crítica a fazer é contra a maneira pesada como o drama foi levado. Ao assistir à cena inicial, com rajadas de fogo e trompetes esganiçantes, senti-me por um momento assistindo a um outro anime.
Made in Abyss, que o próprio Gato citou, é um bom contraponto a um anime que desceu ao abismo (com o perdão do trocadilho) sem perder a compostura. Digo isso em termos de tom, não de qualidade da entrega. Com Mahoutsukai no Yome, é como se a equipe tivesse entrado em coma e outro criador assumisse as rédeas para os dois últimos episódios.

Diego-

O anime talvez caminhe para o seu fim, mas o mangá segue firme e forte ainda em publicação, não? Sendo assim, acho muito difícil matarem a protagonista.

Vinicius Marino-

É difícil, concordo. Mas há precedentes para séries cujas adaptações "mataram" qualquer chance de sequel. Enfim, é ver para crer.

Fábio "Mexicano"-

Acredito que o mais importante desse episódio seja o quanto o Elias ficou contrariado, magoado mesmo, com a Chise. É como se ele estivesse tentando dizer "Então você vai e faz o que quer e daí morre mas e eu? Não se importa que eu fique sozinho?". Ao longo do episódio ele engoliu isso por enquanto e agora está mais preocupado com o problema imediato: salvar a Chise.
Mas a história ficou bastante complicada. O Cartaphilus está conseguindo observar a Chise de longe? Terá sido através da Stella? Aliás, achei bem sinistro o que a bruxa disse após passar pela menina. Estou de novo com medo pela garotinha.
E só porque ninguém falou e eu acho que precisa ser dito: a Chise é uma irresponsável inconsequente. Beirando a burrice mesmo. O tapa da Angelica ficou barato - mas antes aquilo do que nada, senti um estranho alívio quando ela estapeou a Chise.
Quanto ao final do anime e à possível morte da Chise, a minha opinião: hoje em dia isso não acontece mais. Isso eu quero dizer um anime adaptado que encerra com final original fechando a porta para uma continuação. Acho remotíssima a possibilidade. Mas ao mesmo tempo não é algo sem peso: sim, é impossível a Chise morrer (ou o Elias), mas isso não quer dizer que aqueles ao seu redor tem o mesmo escudo de roteiro. Repito aqui a minha preocupação de que a Stella possa ter sido arrastada para o olho do furacão. Uma boa forma de fazer a Chise deixar de ser tão imprudente seria dar consequências graves a seus atos impensados que afetem terceiros.

Vinicius Marino-

Então deixe eu refrasear: eu ficarei puto se a Chise não morrer. Ou, pelo menos, sofrer alguma peripécia incontornável. Coloco no indicativo e não no condicional porque sei que vai acontecer. Há um número limitado de vezes que consigo ver uma personagem voltar ao status quo depois de um grande reviravolta. E a morte da menina genérica No. 34 ou da fada esquecível No. 12 não será o suficiente para me satisfazer. Sei bem que o mangá está em andamento e blábláblá, mas esse é o exato motivo pelo qual mangás muito longos às vezes me desanimam.

Fábio "Mexicano"-

Bom, eu fiquei com raiva da Chise nesse episódio, acho que mais ou menos entendo seu sentimento :smile:

Gato de Ulthar-

Também tenho minhas dúvidas quanto ao fato da Chise morrer, afinal de contas, ela é a protagonista. Mas claro, não raras vezes a personagem principal acaba morrendo oque é aceitável dadas as circunstâncias
O Fábio chamou a Chise de burra, não sei se pode ser chamado de burrice as suas ações, pois, de fato ela conseguiu salvar o dragão, mesmo que a custa de sua integridade física já abalado. A Chise possui um altruísmo leva às raias da insanidade, isso é um pouco fruto daquela primeira Chise que vimos no começo do anime, que não pensava duas vezes em se sacrificar por alguém de qualquer forma que fosse. Ela amadureceu, mas este aspecto não mudou ainda. Tanto é que o Elias afirmou que seus pedidos egoístas nunca eram para si mesma, ela realmente nunca pediu nada para ela mesma, mas não pensa duas vezes em ajudar alguém.

Gato de Ulthar-

Esse instinto de autodestruição de Chise em favor de seus amigos e companheiros é fruto direto de seu passado. Como ela nunca teve ninguém que se importava com ela, faz qualquer coisa para mantê-los seguros.

Fábio "Mexicano"-

A burrice não esteve em salvar o dragão, mas em fazer isso sabendo, por experiência, por ter passado por isso mais de uma vez, que aquilo a faria mal. Só por que o Elias caiu? Ele estava bem, estava voltando já, ela sabia disso. Mesmo assim ela foi lá e, literalmente, meteu o mãozão.

Gato de Ulthar-

Mas convenhamos, você está voando em um dragão, creio que seja difícil ser plenamente racional em um momento destes, como saber se daria para o Elias voltar?

Fábio "Mexicano"-

Se fosse a Chise do primeiro cour, aquela que não se importa com a própria vida, eu entenderia. Mas agora ela se importa, ela quer viver, e ela mesma lembrou disso nesse episódio! Não há nenhuma justificativa suficiente para seu ato. O dragão não estava fazendo mal a ninguém lá no alto do céu.

Gato de Ulthar-

Não dava para saber o que o dragão iria fazer, nem se ela conseguiria se manter presa nela, era tudo ou nada. O Elias já havia caído, e a Chise não tinha como saber se ele estava ferido ou bem.
Ela fez o que achou o certo, só decidiu em um momento de crise entre duas situações perigosas. Se o dragão a derrubasse como fez com o Elias, daria para o Ruth salvá-la a tempo?
Claro que a tomada de decisão dela se deu muito em virtude de sua própria personalidade, mas não vejo como um mero sacrifício.

Vinicius Marino-

Eu fico imaginando se ela continuará com essa mãozona de monstro daqui para frente, ou se isso também será revertido.

Fábio "Mexicano"-

Se ela ficar com isso, a convivência com seres humanos normais será impossível.
O que muda bastante o caráter da história.

Vinicius Marino-

Isso seria um desenvolvimento que me agradaria. Ela não morre, mas precisará viver com as consequências das suas ações
Ou largar mão de tudo e ir para o mundo das fadas mesmo.

Gato de Ulthar-

Se ela ficar com o braço monstruoso o convite para ela viver no mundo das fadas iria fazer muito mais sentido.

Vinicius Marino-

O Gato lendo meus pensamentos mais uma vez. :stuck_out_tongue_closed_eyes: Enfim, falando no Gato, quando eu vi a mãozona transformada eu lembrei de outro anime que o Dissidência está cobrindo: o episódio da menina-boneca do Junji Ito "Collection".

Gato de Ulthar-

Não deixa de ter suas similaridades.

Vinicius Marino-

Infelizmente para a Chise, não parece ser algo que ela possa resolver simplesmente amputando o braço. Pelo que lhe foi falado, essa é uma corrupção que já fez "metástase" em seu corpo.

Fábio "Mexicano"-

É uma maldição, afinal. Mas a menos que a bruxa tenha mentido deliberadamente para a Chise, ela deve conseguir "se curar" por lá.
Não é isso que boas histórias fazem? Introduzem soluções novas convenientemente quando surge um problema novo!

Gato de Ulthar-

Essa aparição repentina da bruxa no meio dessa história me pareceu muito suspeita.
Do nada ela convida a Chise para virar uma bruxa e ela aceita, em virtude da perspectiva de poder entender melhor as maldições.
Elias se mostra contrário, o que faz todo o sentido, uma mulher estranha chega do nada e faz um convite destes. Contudo, se até o próprio Elias acabou aceitando posteriormente...
Penso que possa servir um pouco para a Chise se virar sozinha em um ambiente novo, restrito para mulheres.

Diego-

Sinceramente, vocês me parecem ter expectativas altas demais para Mahoutsukai no Yome. Se tudo isso tiver alguma consequência que seja, provavelmente vai ser alguma cicatriz no braço e olhe lá. Basta olhar literalmente todos os outros clifhangers e como o anime lidou com eles até então.
Mahoutsukai não é uma história trágica, e um final com a Chise morrendo simplesmente não combinaria com o tom da obra. Seria interessante? Talvez, mas seria preciso uma habilidade ímpar para fazer algo assim sem parecer que o anime deu um giro completo sem motivo nenhum. E o mesmo vale para qualquer final mais trágico, como a Chise indo para o mundo das fadas ou algo parecido.

Fábio "Mexicano"-

O anime adoça até a escravidão, por que seria edgier e darker agora? Estou com o Diego e agradeço pela oportunidade de usar meu argumento desde sempre de novo

Gato de Ulthar-

Vai terminar o anime e eu ainda me surpreendo com o Fábio pistolando pela questão da escravidão :stuck_out_tongue:
O Diego nos lembrou que os cliffhangers foram todos mais aproveitados. Concordo em parte, pois o rapto dos dragões não foi resolvido facilmente no episódio seguinte, e ainda está repercutindo seus efeitos negativos.

Gato de Ulthar

Já está mais do que provado que nada de sensato pode vir do Catarphillus, uma hora ele é cruel e sádico, outras horas nos sonhos de Chise é uma alma atormentada clamando por libertação. De qualquer forma, ainda é muito obscuro o que ele realmente queria com essa história dos dragões. Se ele contaminou o dragão para ele se transformar em um monstro, isso ainda ficou claro, mesmo que seja bastante plausível. Contudo, ele mesmo disse que não imaginava que o dragão iria fugir. Assim sendo, qual seria sua ideia em direcionar o dragão para venda?

Vinicius Marino-

Fábio "Mexicano"-

Nas duas outras ocasiões que ele apareceu, no distante primeiro cour, ele fez as maldades maldosas dele mas tinha um objetivo: dar um jeito no próprio corpo que o atormenta. Fez experimentos com almas de gatos tentando produzir a imortalidade e depois com quimeras. Deduzi, o que é razoável, que esse é todo o objetivo dele: melhorar o próprio corpo. Nesse arco eu ainda não faço ideia de qual seria seu objetivo. Depois da merda consumada ele se interessou pela maldição da Chise, mas se ele sequer imaginava que o dragão fosse fugir não acho provável que ele tenha planejado todos os eventos desde o começo para ese fim.

Diego-

Eu acho que ele botou o dragão a venda porque queria dinheiro, nada mais nada menos :stuck_out_tongue: E por que ele iria querer dinheiro? Ora essa: e quem diabos não quer? XD

Fábio "Mexicano"-

Tenho a impressão que com o poder dele poderia conseguir dinheiro de formas muito mais seguras do que sequestrando dragões. Mas se tiver sido só um subproduto (sequestrou para outro motivo, agora não precisa mais então vai vender) aí faz sentido. O problema é que essa parte está obscura ainda.

Vinicius Marino-

Poxa, ele é imortal. Por que ele quereria dinheiro? Não é como se fosse morrer de fome.
Nah, se o Catárfilo tem alguma motivação, ela não é material.

Gato de Ulthar-

Mesmo para uma criatura imortal o dinheiro é importante, afinal de contas ele precisa se vestir, um lugar para morar, comprar itens mágicos, subornar pessoas, traficar bebês dragão e por ai vai.

Vinicius Marino-

Curiosamente, em algumas das suas iterações o Judeu Errante já foi retratado como um maluco pelado vivendo no meio do nada :grinning:(editado)
Vai ver, em algum momento ao longo dos séculos o Catárfilo se cansou de ser uma princesa Disney e resolveu dar um up na vida.

Fábio "Mexicano"-

Eu preferia esse Catarphilus no anime, hein

Gato de Ulthar-

Achei esse diálogo interessante, demonstra de forma clara os aspectos feministas dos cultos das bruxas, os quais foram em suas origens, confrarias formadas exclusivamente por mulheres, sabedoras dos mais ocultos conhecimentos e magias femininos.
Essa "emancipação" da Chise é uma forma de representa o microcosmo da ampla questão da tomada dos direitos das mulheres nas últimas décadas.
E no contexto do enredo, Chise estava mesmo precisando de mais um empurrãozinho para lhe ajudar a ser senhora de si, só o que me preocupou foi a fala do Elias no final, ao afirmar que estaria com ela no culto das bruxas, acho que elas não permitiram, já que a magia feminina, por seus aspectos noturnos e lunares, são marcadamente caracterizadas pelos seus segredos.

Fábio "Mexicano"-

Se o Elias tentar ir junto acho que vai dar alguma merda. Ou não, talvez só tome um esporro. Em todo caso, é isso aí, vai servir para forçar o Elias a entender que ele tem que dar espaço para a Chise, não pode tutelá-la para sempre, em todo lugar, a toda hora. Se pensarem bem, não é tão natural assim ele ficar irritado quando a Chise sai sem avisar ele. Por idade, ela ainda é adolescente, mas por tudo o que já passou ela é capaz no mínimo de assumir responsabilidade por si mesma para esse tipo de coisa.

Vinicius Marino-

Bom, o Elias é noturno e lunar. Ele já disse (e demonstrou) em vários episódios que seus poderes vêm das sombras. Talvez sua presença não seja uma quebra de protocolo muito grande.
No pior dos casos, ele pode vestir o disfarce de mulher que usou durante o leilão. Se o problema for esse...

Gato de Ulthar-

Pode ser mesmo! Mas do que sairá desta reunião, só saberemos no próximo episódio. Assim, encerro por aqui nosso bate-papo da semana!

Postagens mais visitadas