Café com Anime - Junji Ito Collection Episódio 9


Bem vindos a mais um Café com Anime. Hoje falamos um pouco sobre o episódio 9 de JUNJI ITO: COLLECTION. Neste interessante episódio, tivemos a participação de uma ilustre convidada, ninguém mais, ninguém menos, que Tomie, a queridinha de Junji Ito, com seu charme mortal. Para conversar sobre isso e outras coisas, eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21, nos reunimos do Café com Anime desta semana.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. 

Se você tem interesse em conhecer nossas expectativas para esta temporada, leio nosso post introdutório:

CAFÉ COM ANIME - ESCOLHAS E EXPECTATIVAS PARA A TEMPORADA DE JANEIRO DE 2018.


Nesta temporada, o Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahoutsukai no Yome e Junji Ito: Collection, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por Kokkoku. Já o Finisgeekis publicará nossa conversa sobre Cardcaptor Sakura: Clear Card-Hen. E no Anime21, temos as discussões sobre Violet Evergarden.

Gato de Ulthar-03/03/2018

Finalmente! Já estava na hora da personagem mais icônica de Junji Ito dar as caras neste anime, e de quem estou falando? Dela mesma, Tomie! A endiabrada capaz de levar qualquer homem à insanidade com os seus encantos de outro mundo. O primeiro conto, onde ela dá as caras, foi o ponto chave desse episódio, ao meu ver, a popularidade de Tomie não se deu sem motivos, foi uma narrativa de suspense e insanidade digna dos melhores contos de Lovecraft. O segundo conto também foi bom, entretanto ficou um pouco apagado se comparado com a presença de Tomie. Se o Souichi apareceu em mais de um episódio, não seria demais pedir por mais Tomie nos próximos episódios.

Vinicius Marino-

Excelentes contos, tanto o primeiro quanto o segundo. Consigo entender o apelo da Tomie. Ela me lembra a personagem titular de Bárbara, mangá do Ozamu Tezuka que o próprio Dissidência Pop já resenhou. Ambas são "musas" inspiradoras de objetivos misteriosos, que levam seus artistas à loucura.

Gato de Ulthar-

Eu ia fazer esse paralelo mais tarde :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-03/03/2018

Se continuarmos assim, os leitores pensarão que somos a mesma pessoa. :stuck_out_tongue_closed_eyes: O que, diga-se de passagem, também daria um bom conto de terror. Já imaginou descobrir que você é um fake de outrem?

Gato de Ulthar

Hahahahhaha, pois é.

Fábio "Mexicano"-

Isso dá uma história de terror. E ainda não assisti o episódio então vou tentar me manter quieto.

Gato de Ulthar-

Na verdade eu sou a Tomie muahahahaha :stuck_out_tongue:

Diego-

Eu mais uma vez vou ser o chato que vai falar que não gostou =X A Tomie pra mim acabou saindo como babaca demais pra ser interessante - e também não ajuda que todo mundo no conto é um completo imbecil (tipo a primeira modelo, que decidiu facilmente acreditar na palavra de uma completa desconhecida que brotou ali do nada do que na do seu contratante). Já o segundo conto... Meh, um conceito imaginativo, mas é o máximo que eu posso dizer também.

Fábio "Mexicano"-

Pessoas babacas existem, e algumas podem ser encantadoras e seduzir outras mesmo assim. Algumas seduzem muitas pessoas - milhões, de quatro em quatro anos, mas ok, aqui estou fugindo do tema arte e beleza, hehe.
Da mesma forma, pessoas orgulhosas e superficiais como a modelo que foi embora existem. Imagino que o episódio não entregou isso bem, mas me parece que o pintor não negou a Tomie o suficiente. A mulher apareceu ali - e o endereço dele não é público -, falou algumas barbaridades da modelo, e o pintor só dizia, meio constrangido, que não, não era nada disso! Ela foi impulsiva, orgulhosa, rápida demais sim, mas não acho inverossímil. Aliás, ninguém naquele conto foi inverossímil (nem mesmo a Tomie), e por isso ele é tão interessante.
O segundo ... acho que se tivesse mais cinco segundos para mostrar a mulher enlouquecendo e sugando o sangue do namorado (marido?), enquanto ele apenas deixava (ou resistia, tanto faz), teria sido mais interessante. Mas foi ok para completar o episódio.

Gato de Ulthar-

Concordo com o Fábio, não é difícil achar pessoas temperamentais e fúteis no mundo das modelos, além disso, o cara nem se deu ao trabalho de negar o que a Tomie afirmou, ele ficou mais atrapalhado do que qualquer outra coisa!
Claro que estamos diante de uma atração sobrenatural, Tomie não é humana, a sua existência se resume em levar homens às ruínas, fazendo que eles, frequentemente, a matem no processo. Não sei exatamente o que ela é, talvez uma "musa inspiradora das trevas", com objetivos bem específicos? Assim como a Barbar do Osamu Tesuka, claro que neste caso ela não era notavelmente maligna, mas tinha capacidade de levar os homens às raias da obsessão.(editado)
Ela ainda pode ser uma espécie de succubus que se alimenta do desesperos dos homens, mas não importa o que ela é, mas o que ela faz. O próprio Junji Ito nunca explicou e nem vai explicar sua natureza, isso seria um contrassenso ao seu terror cósmico.

Vinicius Marino-

Para mim a melhor cena foi essa aqui. Na sanha de encontrar a imagem perfeita da Tomie, o pintor faz um retrato profético da musa durante a sua "mitose" diabólica.
Eu me pergunto se, no fundo da sua obsessão, ele finalmente conseguiu ver a Tomie em todo seu terror. Mas sei que perguntar é inútil. Como o Gato bem disse, não é como se estivéssemos para receber uma explicação tão cedo.

Fábio "Mexicano"-Ú

E mesmo isso ele achou muito bonito. A Tomie não concordou, e aí fica outra dúvida: será que ela própria tem consciência de sua natureza?

Gato de Ulthar-

Eu creio que ela tenha consciência, lembram que ela mesmo disse que os homens costumavam tentar matá-la? Ela é muito ardilosa para ser inocente.
Eu acho que ela disse que não gostou só por uma questão de ego, além disso, ela dizer que não gostou serviu para deixar o cara ainda mais insano.

Diego-

Eu me pergunto o porquê dessa imagem da Tomie com dois rostos. Tipo, ela tem um rosto extra invisível o tempo todo? :stuck_out_tongue: Eu entendo que tem a função de denunciar uma outra natureza (não humana) dela, mas sei lá, soa só esquisito dentro do universo.

Fábio "Mexicano"

O escultor tinha uma faca no chão do seu ateliê, talvez ele já tivesse matado a Tomie e nessa ocasião em que foi fotografada ela de fato estava terminando de se reconstruir.

Diego-

E tava andando no meio da rua com dois rostos?!

Fábio "Mexicano"-

ela é tão bonita que ninguém liga, sei lá
é terror cara :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Se a Fuchi pode ser modelo, não sei o que tem de errado com a Tomie :grin:

Diego

Ai você está assumindo que essas duas histórias se passam no mesmo universo :stuck_out_tongue: Em fato, é até uma pergunta que podemos fazer, se todos os contos do Junji Ito se passam no mesmo universo fictício :smile:

Fábio "Mexicano"-

Se for o caso, Gyo é cronologicamente o último :stuck_out_tongue:

Gato de Ulthar-

Seria uma boa teoria, mas creio ser impossível, Gyo não é a única história do Junji Ito com pegada apocalíptica, pois há também Hell Star Remina, com o planeta gigante e senciente que direciona sua fome voraz para a Terra:

Fábio "Mexicano"-

Mas existem vários mundos paralelos! O conto que revela isso já foi até adaptado no anime!
...gosto de mundos paralelos porque eles justificam qualquer coisa.
Mas aliás, seria uma boa, né? O anime terminar com um conto apocalíptico. Depois pode ter outra temporada eventualmente, e terminar com outro conto apocalíptico.

Gato de Ulthar-

Opa, o Fábio levantou um ponto interessantíssimo, como há o Multiverso CLAMP, não seria demais existir o Multiverso Ito! Eu realmente gostaria que a ideia do Fábio se concretizasse.

Fábio "Mexicano"-

Itoverso!

Diego-

Ideal pra quem acha que o DCU já é dark demais :smile:

Gato de Ulthar-

Uma coisa que me chamou a atenção no processo regenerativo da Tomie, aparentemente cada pedaço cortado estava se reconstruindo, assim, é possível deduzir que várias Tomies seriam formadas, como ocorre com algumas espécies de animais (estrelas do mar por exemplo)? Isso explicaria o fato dela rodar ao mundo levando os homens à loucura, visto que com um contingente grande Tomies a tarefa ficaria mais fácil.

Fábio "Mexicano"-

Sim, dado tempo suficiente haverá uma Tomie para cada ser humano no planeta

Vinicius Marino-

Eu me pergunto até que ponto isso não é a própria forma de ela se reproduzir. Para se multiplicar, precisa ludibriar artistas a esquartejá-la.
Reprodução via crime passional.

Diego-

Há também de se perguntar há quanto tempo ela não faz isso. Talvez muito em breve hajam mais Tomies no mundo do que humanos, e ai elas poderão dominar o planeta com sorrisos sarcásticos e frases ácidas :smile:

Gato de Ulthar-

Ainda falando de Tomie, para vocês ela faz jus à fama que possui, como sendo uma das personagens mais famosas do Junji Ito? Claro que levando em consideração que vimos apenas uma de suas aparições, que na verdade são muito numerosas. Lembrando que o Souichi também é um personagem do Ito bastante famoso e não menos controverso...

Fábio "Mexicano"-

Foi um conto divertido. Bem básico, mas divertido. Eu assistiria outros contos dela.

Vinicius Marino

A primeira impressão foi bem melhor que a do Souichi, se nada mais.

Vinicius Marino-

O conto de fato não teve nada de espetacular, mas a personagem tem muito potencial. Não li o material de origem, mas só de ver o que o Tezuka tirou de uma personagem similar em Bárbara me deixa ansioso pelo que vêm pela frente.
E pelo jeito não fomos só nós que acabamos "inspirados" pela Tomie. Essa cosplayer sentiu tanto o efeito da musa que resolveu encarnar a própria.

Gato de Ulthar-

Eu vi outros cosplays desta moça baseados em Junji Ito, simplesmente fabulosos!

Gato de Ulthar-

Não sei se é impressão minha, mas senti que neste episódio a produção estava um pouquinho menos sofrível do que os anteriores, em especial o passado, com seus erros grotescos. Acho que essa impressão se deu pelo fato das pinturas que apareceram no episódio! As quais foram muito bem desenhadas, sendo cópias coloridas do mangá. O engraçado é que a pintura é mais realista que os personagens! Isso me soa um tanto non-sense.
Eu descordo da Tomie nesta fala, essa pintura é muito melhor que a técnica usada em sua animação :stuck_out_tongue:

Fábio "Mexicano"-

Acho que não foi só a pintura não, o episódio esteve ligeiramente mais caprichado sim.

Gato de Ulthar-

Ufa! Então eu não estava enganado.

Diego-

De fato, agora que falaram o episódio realmente estava bem melhor. Talvez o episódio passado tenha enfrentado algum problema sério na sua produção.

Gato de Ulthar-

Encerro esse Café com Anime por aqui. Como um apanhado geral, posso afirmar (tirando o Diego) que estamos achando esse anime interessante, e mesmo que não seja uma obra prima da animação, se mostra bastante divertido. A Tomie, como personagem central da criação do Junji Ito, se mostrou uma personagem envolvente e carismática, digna da fama que possui. Dito isso, até a próxima pessoal.

Postagens mais visitadas