Café com Anime - Mahoutsukai no Yome Episódio 12


Bem vindos a mais um Café com Anime, desta vez sobre o 12º episódio de Mahoutsukai no Yome, que marca o fim da primeira parte do anime. Eu, Gato de Ulthar, juntamente com o Diego do É Só Um Desenho, o Vinicius do Finisgeekis e Fábio "Mexicano" do  Anime21. Esse foi um episódio belíssimo, fechando com chave de ouro os primeiros 12 episódios do anime, com uma transformação incrível da Chise.

Eu já apresentei o projeto Café com Anime anteriormente, mas para os desavisados, eu, Gato de Ulthar, juntamente com outros amigos blogueiros, estamos realizando análises semanais de animes da temporada, a medida que os episódios forem saindo, tudo em forma de conversa entre os participantes. Se você tem interesse em entender melhor o projeto, recomendo que leia a postagem introdutória da inciativa: 

Café com Anime - Uma nova iniciativa do Dissidência Pop para esta temporada de Outono de 2017

O Dissidência Pop ficou responsável por publicar nossas conversas sobre o anime Mahoutsukai no Yome, enquanto o É Só Um Desenho ficou responsável por Kino no Tabi: The Beautiful World. Já o Finisgeekis publicará nossa conversa sobre Girl’s Last Tour. E no Anime21, temos as discussões sobre Children of The Whale e Animegataris.


Também é possível acompanhar o Café com Anime e as conversas publicadas por aqui: Análises Semanais - Café com Anime, onde há um menu para acessar todos os episódios analisados, a medida quem forem lançados.



Gato de Ulthar-

Mais um episódio focando na saga da missão solo da Chise em fazer sua varinha. Mas para os que estão com saudades de algum tipo de ação ou emoção mais exacerbada, fiquem tranquilos, no próximo episódio temos até a Chise voando em um dragão negro fazendo algo aparentemente perigoso :)
Mesmo assim, acho que este episódio fechou bem esse arco de auto-conhecimento da Chise. Pode ser impressão minha, mas acho que ela começou a ter um pouco mais noção e maturidade de seu poder e de seus sentimentos pelo Elias. Interessante ver que o Elias realmente "comprou" a Chise por impulso, sem saber o que fazer com ela :stuck_out_tongue: O que demonstra que ele também é bastante imaturo.
Destaque para a Chise se transmutando em fênix:

Fábio "Mexicano"-

Depois de assistir os finais de Girls' Last Tour, Houseki no Kuni, e, sei lá o que me deu para revisitar o final de SukaSuka, eu definitivamente não estava pronto para enfrentar outra carga emocional pesada dessas. Temo que minhas impressões possam ter sido afetadas por isso.
Excelente episódio. O anime poderia acabar aqui, não vejo necessidade de um segundo cour, mas bem, já estava contratado dessa forma desde o começo, né, então vamos ver o que virá. A Chise completou seu desenvolvimento como personagem, e lembrar-se dos tempos felizes que viveu com seus pais foi a marca definitiva disso. Agora ela só pode ficar mais forte, mais sobre o passado dela pode ser revelado, e, claro, tem o desenvolvimento do Elias. Como o mangá ainda está em andamento não espero ver todo o desenvolvimento do relacionamento deles. Mas, repito, estaria mais do que satisfeito só com o que tive até aqui, e isso me deixa receoso - não quero perder essa sensação de satisfação que sinto agora.

Gato de Ulthar-

De fato, foi um fim de um primeiro cour executado com maestria. Gostei de ver a Chise se recordando que nem sempre a mãe dela a odiou, e que ela teve sim, pelo menos por algum tempo, uma família feliz, como aparentou ser. Provavelmente alguma coisa muito séria aconteceu ali, mas o que foi, só o futuro dirá. Espero ver uma Chise renovada, como simboliza a fênix na qual ela se transformou.

Diego-

O episódio definitivamente soou como um "final de temporada". Cortassem a parte do Renfrend falando sobre escola e encerrassem o anime aqui, eu ficaria plenamente satisfeito. Mas bom, ainda teremos mais 12 episódios disso, então só espero que o próximo clímax seja tão impactante quanto esse.
Sobre o episódio em si, eu gostei bastante. Acho que a minha cena favorita fica para o Lindel cantando enquanto termina a "varinha" da Chise. A cena naquele mundo "entre" o mundo dos vivos e dos mortos também foi bem legal, mas eu digo isso mais por gostar daquele cenário mesmo rs. É diferente do restante do anime, então sei lá, é um ambiente que eu certamente não me incomodaria de visitar mais vezes. Mas sem dúvida o ponto alto do episódio foi a Chise virando fênix, com direito inclusive à música de abertura e finalizando com ela caindo nos braços do Elias bem como na abertura.
Pena que esse "pay off" bonito acaba meio que cortado pela versão chibe dos personagens... Sendo bem sincero, Mahoutsukai tem um péssimo timing cômico, e essas versões chibi dos personagens normalmente soam como forçadas ou mesmo uma quebra desnecessária e intrusiva do que poderia ser, sem elas, cenas legitimamente tocantes. Parece que o anime não tem coragem de dar o passo final, de dizer "é, talvez soe um pouquinho brega, mas temos esse direito", e ao invés disso corta essas cenas com uma piada como que tentando dar uma piscadela para o espectador que simplesmente não funciona - ao menos pra mim.

Vinicius Marino-

Só posso ecoar seus sentimentos. Foi um excelente mid-season finale, com direito a uma excelente cena tirada direto do opening. Temos visto a Chise crescer como indivíduo episódio após episódio e desta vez seu crescimento foi esclarecido em um longo diálogo reflexivo. Não foi a maneira mais sutil de pautar o seu desenvolvimento, mas não posso negar: funcionou.
Ao Fábio, só tenho a dizer para não se preocupar. A não ser que o anime faça algo bisonho com o material de origem, a série não vai decair daqui para a frente. Pelo contrário, Mahoutsukai tem se mostrado um dos mangás mais consistentemente bons que li nos últimos anos. É o tipo de história que sempre se supera, nos encantando com uma lore bem construída, personagens interessantes e, claro, muita fofura.
Ou vai dizer que fui só eu que fiquei encantado com aquelas moscas-ovelhas?

Diego-

Eu quero uma ovelha daquelas para dormir abraçado :smile:

Gato de Ulthar-

Eu particularmente não acho os momentos de comédia do anime ruins, aqueles chibis até que não são de todo mal, mesmo que apareçam algumas vezes em horas consideradas impróprias...
Também quero uma daquelas ovelhas!
Penso que com o que o anime mostrou até agora, seja difícil desandar para algo ruim. Ele vem mantendo um bom nível de qualidade desde o começo da série, sendo esse final de "meio" anime um belo exemplo disso.
A beleza dessa imagem fala por si mesma.
E sim, foi usada a madeira do Nevin! Eu já estava ficando preocupado!

Fábio "Mexicano"-

A "varinha" acabou ficando parecida com o báculo da Sakura :stuck_out_tongue:

Vinicius Marino-

Ficou mesmo. Sobretudo com a "capa" vermelha
Se vocês repararem, é bastante parecida (em formato) com o báculo que o Elias usa no dia do leilão (e que aparece com frequência no material promocional do anime)

Fábio "Mexicano"-

Que uma japonesa crie um báculo parecido com o da Sakura não me estranha :smile:, mas o Elias é uma surpresa. Será ele um otaku dentro do armário? Até comprou uma japonesa quando teve a oportunidade. Pensem nisso!(editado)

Diego-

Eu realmente não quero pensar em um ancião metido com magia negra comprando uma japonesa para fins escusos, lamento :smile:
Mas piadas de lado, eu francamente nem tinha feito a associação com o báculo da Sakura (isso que eu comecei a rever Sakura mal faz alguns dias!), mas agora que foi falado...

Gato de Ulthar-

Eu ia comentar sobre a semelhança dos báculos, mas foram mais rápido do que eu!!! :(
Agora só falta a Chise ter uma segunda varinha da forma de uma estrela!
E só eu fiquei espantado pelo talento da Chise como escultora? Com certeza não é o trabalho de uma amadora!

Gato de Ulthar-

Outro ponto deste episódio me chamou a atenção e quero compartilhar com vocês. Tivemos um vislumbre maior do passado da Chise, especialmente de sua conturbada relação familiar. O colóquio com o Navin a ajudou a recordar de certos pontos que estavam escondidos em sua memória, especialmente algo que achei muito importante, que nem sempre a mãe da Chise a odiou, e provavelmente houve algo de muito sério que motivou o suicídio dela. Será que o passado de Chise será aprofundado na segunda metade da série? E será que essa revelação teve importância em caracterizar melhor a Chise como personagem?

Diego-

Eu fiquei me perguntando se isso era uma lembrança mesmo ou se era de fato apenas um sonho, um desejo da Chise de ter uma família feliz. Se for uma lembrança, de fato algo muito sério aconteceu, e eu espero que o anime nos mostre o que ainda em seus próximos 12 episódios.

Fábio "Mexicano"-

Eu acredito que tenha sido uma memória de fato. Não sei se foi aqui que alguém já disse ou se tomei esse spoiler em outro lugar (afinal, no anime isso nunca foi dito exceto nessa memória), mas é fato que a mãe da Chise também via os bagulho louco. Ela só não era um imã de magia, mas enxergar ela enxergava também. Nessas circunstâncias, essa memória faz sentido: ela não renegou a filha e era feliz por ter encontrado um marido que a aceitava mesmo sendo meio "estranha".
Aposto que alguma coisa aconteceu para quebrar esse equilíbrio de família margarina. Se foi um acidente, oh, bem. Mas pode ter sido algo proposital também, e aí rola potencial pra muita merda futura.

Gato de Ulthar-

O que o Fábio mencionou faz todo o sentido, já que no próprio episódio a pequena Chise vê uma criatura mágica e comenta com a mãe, e pelo jeito que o diálogo se deu, parece que a mãe realmente viu aquilo e encarou numa boa, até incentivando a filha a não ficar assustada.
Como a Chise é um imã de criatura mágicas, sabe-se lá o que ela acabou atraindo para a família dela, né? Lembrando daquela criatura mascarada que o Ruth acabou eliminando e salvando a Chise. Se quando ela for pequena ela acabou atraindo algo daquele gênero? Pode ter matado o pai dela, ou algo do gênero.

Vinicius Marino-

Gosto dessa hipótese. Mas também não excluiria os poderes de uma imaginação fértil. A nostalgia nos faz encarar o passado de uma maneira mais otimista. Talvez a Chise tenha filtrado os momentos positivos de sua infância, tal como antes tivesse sido consumida pelos negativos.

Gato de Ulthar

Mudando um pouco de tópico, sei que já é um unanimidade que o anime fechou muito bem essa primeira metade de sua existência com um episódio belíssimo, mostrando uma Chise mais decidida e mais preparada para lidar com seus sentimentos.
Tivemos o símbolo da fênix presente neste episódio, quando Chise se transforma em uma e parte para a sua casa junto de Elias. Quero opinião de vocês sobre esse simbolismo da fênix. Será que foi realmente um virada na vida da Chise? Será que com o conhecimento adquirido sobre ela mesma e sobre o Elias as coisas serão diferentes? Chise amadureceu mesmo que seja só um pouquinho e sabe lidar um pouco melhor com seus sentimentos? Quais são suas expectativas?

Fábio "Mexicano"-

Foi totalmente um ponto de virada para ela. Um "renascimento". Espero-a menos passiva, menos calada, menos depressiva. Mas como já disse, acredito que o foco da história agora deve ser o Elias - não dá para a Chise continuar avançando e ele continuar parado no tempo.

Vinicius Marino

Foi uma mensagem até meio óbvia demais, como tudo nesse episódio. Prefiro a Kore Yamazaki quando está nos lançando Judeus Errantes e Gatos de Ulthar rs
Mas quanto ao ponto do Fábio, é bem por aí. O Elias passará por um grande amadurecimento, e espero que vejamos isto logo!

Gato de Ulthar

Pois é, o cerne da questão agora é o Elias. Aonde ele quer chegar? Qual seu objetivo de vida? Pelo que ficou claro nos últimos episódios, ele nem mesmo sabe o motivo ao certo que o fez comprar a Chise, foi apenas um grande "impulso".

Gato de Ulthar-

Então, como um último questionamento para encerrar nossa análise desse final de "meia-temporada", como vocês analisam o desenvolvimento do anime até o presente ponto? Eu vejo que ele se mantém consistente, com um nível de qualidade bom. Ele pode até não ter tido momentos muito geniais em todos os episódios, mas nenhum episódio foi ruim, isso se dando por um material de origem de qualidade conjugado com uma boa produção técnica.

Diego-

Apesar de ter tido um ótimo primeiro clímax (por assim dizer), eu mantenho o que disse no episódio passado: Mahoutsukai no Yome é um bom anime, mas não um que me empolga de assistir a cada semana. Eu espero que isso mude daqui para frente, e espero que o anime apresente outros conflitos para além dos que já foram trabalhados.

Fábio "Mexicano"-

Mahoutsukai é um anime muito bom mas realmente não é daqueles que eu fico ansioso pelo próximo episódio. Acontece comigo com alguns animes que eu gosto e não sei explicar porque. Não tem a ver com os cliffhangers, até porque a maioria nesse anime me irritou, hehehe.

Vinicius Marino-

Eu sou suspeito, pois já li essa história antes, mas há MUITO tempo (de maneira que me lembro das linhas gerais, mas não dos detalhes específicos.) Então, para mim, ele me traz uma sensação aprazível de revisitar uma bela obra.
É de fato um anime que me entusiasma a cada episódio. E acho que a adaptação está fazendo jus ao material de origem, com uma bela produção (embora não espetacular pelos padrões de hoje)

Gato de Ulthar-

Bom, dadas as opiniões, encerramos por qui mais este Café com Anime. A partir de agora cobriremos a segunda metade do anime, conjuntamente com outros animes que estão estreando nesta temporada de janeiro, então, não deixem de conferir as novidades em nossos blogs participantes em breve!

Postagens mais visitadas